quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Gripe X Resfriado


Todos dizemos sempre: "Ai, como to gripado!", mas às vezes nem chega a ser uma gripe e sim um resfriado comum, veja aqui as diferenças entre gripe e resfriado:

"Tanto a gripe como o resfriado são provocados pela presença de vírus. A diferença é que o vírus da gripe é causada pelo vírus influenza e o vírus do resfriado é causado por outros vírus mais brandos.

A gripe é transmitida por via respiratória, é extremamente contagiosa, pois quando o doente espirra ou tosse, espalha no ar os vírus que poderão ser inalados por qualquer pessoa que esteja por perto.
Muitas vezes a gripe é confundida com o resfriado, veja as diferenças:

Como diagnosticar a gripe
O diagnostico da gripe deve ser feito pelo médico, a partir do exame físico realizado e pela sintomatologia exposta pelo paciente. É importante frisar se o quadro é de gripe realmente ou de outra doença respiratória. É o chamado “diagnostico diferencial” .nos casos em que a avaliação física não foi suficiente o diagnostico final pode ser feito através de exames de laboratório (sangue ou secreções respiratórias).
Caso haja complicações, testes complementares, como a radiografia do tórax, também podem ser solicitados.
Em razão dos sintomas, a gripe pode ser confundida com o resfriado comum e outras doenças respiratórias. Por isso, é importante consultar o médico quando, durante uma época fria do ano ou após o contato com algum doente, a pessoa possa apresentar, de repente, febre alta ou pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, mal estar geral e dores musculares.

Quais os sintomas da gripe?
As gripes começam de repente e podem ser percebidas pelos seguintes sintomas:
FebreCalafriosDor de cabeçaTosse secaDor de gargantaCongestão nasal e corizaDor muscularanorexiaFadigaNa gripe sazonal, a febre geralmente varia entre 38° e 40°, com duração de 1 a 3 dias com pico nas primeiras 24 horas. Em menor freqüência, também são observados náuseas, dores abdominais e diarréia. A dor de garganta ocorre em mais da metade dos casos e pode ser acompanhada por faringite (inflamação da faringe).
A tosse seca e a coriza, geralmente, estão dentre os primeiros sintomas a aparecer, mas podem passar despercebidas devido à intensidade dos outros sintomas. É possível, ainda, que o paciente apresente lacrimejamento, fotofobia (intolerância à luz), ardência e dor ao movimentar os olhos. Em adultos e crianças saudáveis, a doença dura cerca de uma a duas semanas, e, quando há conseqüências, como pneumonia, por exemplo, os quadros não apresentam tanta gravidade. Já o impacto em idosos ou portadores de doenças crônicas, como o diabetes, pode ser mais grave, levando muitos à hospitalização.
Na verdade, gripe é uma só: doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza . O que ocorre é que, atualmente, são sabidas três situações diferentes envolvendo a infecção pelo vírus influenza.
Gripe Sazonal – Gripe que ocorre anualmente durante as épocas mais frias, atingindo milhares de pessoas.
Gripe Aviária - Atualmente se refere ao vírus influenza H5N1, que tem infectado humanos partindo de aves.
Gripe Pandêmica – ocorre a cada 30 ou 40 anos, matando milhões de pessoas em todo o mundo.


Resfriado

Sinais e sintomas

Início - gradual;

Febre - raramente;

Tosse - irritativa;

Dor de cabeça - raramente;

Dores musculares - leves;

Cançaso e fraqueza - leves;

Exaustão - geralmente ausente;

Desconforto no peito - leve e moderado;

Nariz congestionado - comum;

Dor de garganta - comum."

Um comentário:

  1. Poderão aproveitar esse material para citarem na resenha...
    Continuem a pesquisa...
    abraços

    ResponderExcluir